Descrição enviada pela equipe de projeto. Criada para o festiva BCN RE.SET, organizado este ano pela Fundació Enric Miralles como parte das comemorações do Tricentenari BCN, esta instalação de Yael Reisner e Peter Cook responde o tema "democracia". O projeto, intitulado "Take My Hand", tem muitas inspirações, dentre as quais o lugar, adjacente ao edifício de Registro Civil de Barcelona, e a ideia de que a proteção dos direitos humanos e liberdades civis é um dos aspectos fundamentais da democracia.
A instalação é, portanto, projetada como um espaço para ser usado em cerimônias matrimoniais, que celebram os direitos humanos através de casamentos civis. Reisner explica que "a opção de um casamento civil é, em muitos países, a única possibilidade de se casar com uma pessoa de outra crença, do mesmo sexo ou de realizar um casamento não religioso."
Mais sobre a instalação a seguir.
O elemento mais marcante da instalação é sua cobertura inflável, concebida como uma manifestação tridimensional da logo dos Direito Humanos Universais, adotado em 2011 como um símbolo para lembrar ao mundo estes direitos fundamentais que vigoram em qualquer sociedade civilizada.
Esta logo é também imbuída de um outro significado no contexto das cerimônias matrimoniais, em que a mão - como foco da tradição da troca de alianças - adquire um simbolismo particular. A frase "Take My Hand" representa uma imagem importante no casamento e é símbolo de companheirismo.
"A estrutura inflável suspensa está na tradição dos festivais de rua, assim como seu papel prático de projetar uma única sombra que se moverá sobre a praça enquanto o sol se move no céu", explica Reisner.
Curiosamente, o primeiro casal a celebrar seu matrimônio na praça foram os próprios Reisner e Cook, já que a noite de abertura de "Take My Hand" coincidiu com suas Bodas de Prata.
Take My Hand permanecerá instalada na Plaça de la Merce, em Barcelona, até 11 de setembro.
- Ano: 2014
-
Fotografias:Marcela Grassi